quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Tarahumaras e a tríade dos malditos




“Quando a música terminar...” é o espetáculo do grupo Tarahumaras da Escola de Teatro e Dança da UFPa (ETDUFPa) que estréia no próximo dia 2 de novembro na própria Escola. O espetáculo é resultado da linha de pesquisa “Filosofia e Arte trágica: Nietzsche, Artaud e Morrison” coordenada pelo professor Edson Fernando Santos da Silva - vinculada à pesquisa matricial O Desvelo de Procedimentos Metodológicos para Irrupções Teatrais” do Grupo de pesquisa GITA coordenado pelo Professor Cesário Augusto também da Escola de Teatro e Dança.

O grupo Tarahumaras se baseou na tríade poética/filosófica - Nietzsche, Artaud e Morrison – para realizar a pesquisa que resultou numa linguagem teatral vigorosa e intensamente instigante.

“Temos a Arte para que a verdade não nos destrua”, esta é a perspectiva estética nietzschiana trabalhada pelo grupo e onde os atores encontraram a justificativa da construção artística do espetáculo. Para isso, foram utilizados também os relatos e pensamentos de Antonin Artaud, ator e poeta francês, que com sua encantadora e voraz narrativa, intitulada Viagem à terra dos Tarahumaras, apontou os caminhos da peça teatral rumo ao Xamanismo.

“Desse modo, assumimos então, para encenação do espetáculo, o universo simbólico do Xamanismo, e modelamos as divindades gregas de “Apolo” e “Dionísio” como filhos gêmeos da “Mãe Terra” personagem anunciadora da dor primeira da existência humana. Dela nascem os Xamãs do Ar e do Fogo, que respectivamente, perseguindo esse apetite de vida artaudiano, vão em busca do alargamento de suas consciências, através de sua iniciação nos rituais do Vôo Mágico e do Domínio do Fogo, ritos recorrentes em várias tribos xamânicas pelo mundo inteiro” alegou o diretor do grupo Tarahumaras, Edson Fernando.

Fechando a tríade da pesquisa, a poesia e a musicalidade dark de Jim Morrison, vocalista e líder da banda The Doors, complementam o ambiente do espetáculo fazendo o convite derradeiro a todo aquele disposto a atravessar as portas da percepção: A música é sua amiga íntima, dance no fogo se ela quiser, a música é a sua única amiga. Até o fim.” Para Fernando, “o convite de Jim permanece vivo e nos conduz novamente a perspectiva nietzschiana, posto que o filósofo já nos alerta que sem a música, a vida seria um erro”.


ESTRÉIA: 2 de novembro às 20 horas.

PREÇO SIMBÓLICO: R$ 5,00 (meia para estudante).

CURTA TEMPORADA: 2, 3 e 9 de novembro (sempre às 20 horas)

LOCAL: Escola de Teatro e Dança da UFPa – Etdufpa / Jerônimo Pimentel esq. Com Dom Romualdo Coelho (Antigo prédio do MEC).

CONTATO: 9198 – 1099 (Edson Fernando) / 3272 – 4435 (Edson Fernando) / 9603 – 7021 (Suanny Costa)

FICHA TÉCNICA

Elenco

Dayane Jennings

Renato Torres

Edson Fernando

Andréa Bentes

Dario Jaime Souza

Luana Moura

Luiza Braga

Roberta Bentes

Participação Especial

Astréa Lucena

Iluminação

Sonia Lopes

Figurinos

Aníbal Pacha

Execução de Figurino

Mariléia Aguiar

Execução de Sonoplastia

Edie

Fotografia

Ana Flor


*Reportagem e divulgação de Suanny Costa

Um comentário:

Joao Vitta disse...

ola,nao sei a quem devo enderecer esta mensagem... mas o motivo desta e em funcao de uma duvida. O nome do grupo de vcs e TARAHUMARAS?
ou esse nome faz parte do titulo da peca? Minha duvida e em funcao de que eu sou integrante de um Grupo teatral em Vitoria no Espirito Santo, que se chama TARAHUMARAS. Meu email e : joao18vitta@yahoo.com.br

att.: Joao Vitta - Ator do Grupo Tarahumaras