quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

"Nu Nery" comemora segundo ano em Cartaz


Peça sobre paraense que revolucionou as artes plásticas já foi apresentada em diversas cidades brasileiras

Ele pediu vários corpos para sua alma múltipla. E o teatro parece ter decidido atender o apelo desse grande gênio. A pluralidade tem sido a grande marca do espetáculo Nu Nery, de Carlos Correia Santos. Inspirada no perturbador universo do poeta e artista plástico Ismael Nery, a obra não cessa de ganhar vida nova. Para comemorar três anos de temporadas, a produção volta ao cartaz nesta quarta-feira, dia 13, na sala de teatro do campus da Unama da Alcindo Cacela. Com montagem do Grupo de Teatro Palha, sob direção e encenação de Paulo Santana, a peça vem conquistando marcas importantes para o cenário teatral nortista: “Todos sabem das dificuldades que enfrentamos para fazer teatro em nosso Estado. Nu Nery, portanto, é um exemplo de sucesso. O texto foi premiado. A montagem foi resultado de um prêmio nacional. Já fomos do sul ao nordeste do país com esse trabalho. Ainda esse ano vamos para Brasília, graças a vitória que obtivemos no edital da Caixa Cultural. E, pelo terceiro ano consecutivo, a cidade em que Ismael nasceu poderá assistir a peça. Temos que festejar. E muito”, salienta Paulo Santana.

A nova temporada será de 13 a 15 e de 20 a 22 deste mês, sempre às 19h. Os ingressos custam R$10,00. Para o autor da peça, a longevidade da montagem representa, acima de tudo, um tributo. “Estou realizando um sonho. O sonho de celebrar o legado de Ismael”, afirma Carlos Correia Santos. E ele completa: “Quando escrevi essa obra meu maior desejo era oferecer maior entendimento e visibilidade a obra desse grande mestre. Sobretudo em sua terra natal. O êxito dessa produção tem cumprido o meu intento de autor”.

Agenda – Além destas duas semanas, Nu Nery também já tem agendadas outras apresentações. Nos dias 11 e 12 de abril o espetáculo poderá ser visto no teatro Maria Sylvia Nunes, da Estação das Docas, dentro do projeto Palco Livre. No segundo semestre a peça parte para a capital federal. Como resultado do concorrido edital nacional Caixa Cultural, a montagem ganhará sessões no teatro da Caixa Econômica em Brasília. Uma vitória marcante, aliás. Na lista de produções contempladas com o Caixa Cultural na categoria teatro, o grupo Palha divide cena com grandes companhias e entidades brasileiras, como o Grupo Teatral Lauro Góes, a Patrícia Travassos Produções, a Tapa Produções Artísticas, Renato Borghi Produções Artísticas, CAL e a Cooperativa Paulista de Teatro.

A crescente e notável esteira de sucesso da obra já lhe garantiu apresentações em Santa Catarina (como espetáculo convidado do Festival Brasileiro de Teatro, representando a região Norte), São Luís, Recife, Natal e Camaçari, na Bahia (dentro da Caravana Funarte Petrobras de Circulação Nacional).

O enredo – Resultado de cinco anos de pesquisa, Nu Nery mergulha na vida e obra do poeta e artista plástico Ismael Nery (interpretado por Luiz Fernando Vaz). A trama gira em torno das relações afetivas e intelectuais que o artista paraense, hoje mundialmente aclamado, travou com sua esposa, a célebre jornalista carioca Adalgisa Nery (Abigail Alves), e com o famoso poeta mineiro Murilo Mendes (Leonardo Cardoso). “Escrever essa peça foi uma das experiências mais significativas que já vivi”, conta Carlos, que teve de enfrentar o grande obstáculo da falta de registros locais. “Há muito pouco material sobre Ismael na região em que ele nasceu. Tive de usar muitas fontes. Aproveitei viagens ao Rio e a São Paulo para ter acesso a informações mais sólidas”.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Fernando, parabéns pelo blog. Sou paraense mas moro em Salvador fazem já quinze anos. Cheguei, no entanto, à conhecer trabalhos do Usina, Nando Lima e Marlúcio Mareco (este não sei se ainda faz teatro). Estou voltando à Belém levando o espetáculo "Amor e Loucura' da minha companhia de teatro de bonecos, pelo Palco Giratório, projeto do SESC, entre os dias 8 e 14 de abril com oficina, palestra e apresentação. A companhia se chama 'A Roda' ( Algumas imagens do espetáculo aquí:http://www.grupoaroda.blogspot.com ) Espero que possa nos assistir. Grande abraço!